Tempo estimado de leitura: 9min 39sec
Imagine que você seja uma instituição de ensino.
Imagine também que esta instituição tenha necessidade de fornecer uma plataforma digital completa para o trabalho entre professores e alunos. Para que eles tenham no dia a dia ferramentas para comunicação, produção e colaboração, gestão das atividades, planejamento, organização, gestão de sala de aula.
Que caminho tomar? A instituição desenvolve internamente uma plataforma digital? Cria ou usa sua área de TI para desenvolver isso? Contrata externamente uma “fábrica de software” para desenvolver para você? Compra um software de prateleira que faça o que você precisa? Contrata um SaaS que atenda a necessidade? A esta altura do campeonato, certamente você já ouviu falar das ferramentas do Google para educação. Google Classroom ou Google Sala de Aula, G Suite ou mais recentemente em tempos de Covid-19, Google Meet, Hangouts.
Sim, de fato existe um conjunto de ferramentas do Google feitos para educação, chamado de G Suite for Education que é gratuito para instituições de ensino, ilimitado no número de contas disponíveis e no armazenamento individual de cada conta. Este conjunto de ferramentas é bastante completo atendendo às necessidades da instituição de ensino nesta camada básica de atividades do dia a dia acadêmico.
Mas, por melhor que o G Suite seja, ele não fornece instrumentos gerenciais específicos para instituições de ensino que tenham alguma característica especial como: maior complexidade na gestão, maior porte, distribuída em mais de uma unidade, necessidade de gestão específica para o ambiente digital (como os cursos EAD). Com isto, é bastante difícil estas instituições usarem o G Suite para fazerem a operação de cursos com apoio destas ferramentas digitais sem uma plataforma terceira como um LMS tradicional. Mas ao colocar um LMS no ecossistema de ferramentas institucionais, eu crio outros problemas que poderiam ser evitados.
Existe uma plataforma no mercado brasileiro pensada para este cenário, chamada Orchestra4edu. Ela foi criada especificamente para viabilizar que instituições como estas, possam usar o G Suite for Education de forma gerenciável, tendo o Google Classroom como instrumento central de gestão de sala de aula virtual, sem necessidade de LMSs terceiros. Com o Orchestra4edu é o melhor dos mundos: eu reduzo custos, pois uso a infraestrutura do G Suite que é gratuita; não preciso contratar um LMS à parte; deixo o meu professor e meu aluno usarem, institucionalmente e de forma gerenciada, as ferramentas do Google que eles tanto gostam; e tenho acesso a ferramentas de gestão que me permitem ter visibilidade e atuar tanto no básico do dia a dia para saber níveis de utilização da plataforma, quanto também atuar no mais avançado com informações para atuar na gestão de currículo e gestão da aprendizagem atrav;es de Learning Analytics.
O Orchestra4edu é composto por módulos que se integram ao seu sistema de gestão acadêmica (onde você mantém sua base de matrículas, informações de enturmamento, oferta de disciplinas, histórico escolar, etc), se integram ao controle de aproveitamento dos alunos e também permitem a estruturação das trilhas de aprendizagem que formam os diversos cursos e disciplinas. No módulo de trilhas de aprendizagem é possível inclusive a integração com plataformas terceiras de provedores de conteúdo para “trazer” este conteúdo para dentro do Google Classroom, ou até mesmo para levar o Google Meet para dentro da plataforma como solução integrada para videoaulas.
O módulo de relatórios avançados do Orchestra4edu merece destaque por ser bastante flexível na visualização e disponibilização de dados. Primeiro por que ele permite construir visualizações customizadas para atender necessidades específicas de projetos específicos e sabemos que isto é o cenário mais comum. Instituições diferentes sempre tem necessidades de dados diferentes. Depois porque ele tem relatórios realmente avançados quando estamos falando de gestão de currículo e gestão da aprendizagem.
Apesar de ainda ser novo no mercado, o Orchestra4edu já passou por todas as validações que poderíamos imaginar. Já foi usado para credenciamento de cursos 100% EAD, já recebeu nota 5 do MEC em recredenciamento institucional, já foi usado para credenciamento institucional em instituições 100% EAD e 100% presenciais, já é usado em instituições de educação básica e superior e pós-graduação, instituições pequenas e de maior porte, tem implantações em instituições que usam todos os seus módulos ou que usam apenas módulos específicos. Neste histórico, vale destacar o uso do Orchestra4edu como parte da solução que viabilizou a Universidade São Judas em São Paulo conquistar o reconhecimento como Universidade de Referência Google for Education no início de 2020. Além de muitos outros projetos onde o Orchestra4edu está em uso para prover integração de sistemas e métricas para cerca de 2 milhões de estudantes com contas Google educacionais e realizar a enturmação automática em centenas de milhares de turmas no Google Classroom.
Que caminho tomar? A instituição desenvolve internamente uma plataforma digital? Cria ou usa sua área de TI para desenvolver isso? Contrata externamente uma “fábrica de software” para desenvolver para você? Compra um software de prateleira que faça o que você precisa? Contrata um SaaS que atenda a necessidade? A esta altura do campeonato, certamente você já ouviu falar das ferramentas do Google para educação. Google Classroom ou Google Sala de Aula, G Suite ou mais recentemente em tempos de Covid-19, Google Meet, Hangouts.
Sim, de fato existe um conjunto de ferramentas do Google feitos para educação, chamado de G Suite for Education que é gratuito para instituições de ensino, ilimitado no número de contas disponíveis e no armazenamento individual de cada conta. Este conjunto de ferramentas é bastante completo atendendo às necessidades da instituição de ensino nesta camada básica de atividades do dia a dia acadêmico.
Mas, por melhor que o G Suite seja, ele não fornece instrumentos gerenciais específicos para instituições de ensino que tenham alguma característica especial como: maior complexidade na gestão, maior porte, distribuída em mais de uma unidade, necessidade de gestão específica para o ambiente digital (como os cursos EAD). Com isto, é bastante difícil estas instituições usarem o G Suite para fazerem a operação de cursos com apoio destas ferramentas digitais sem uma plataforma terceira como um LMS tradicional. Mas ao colocar um LMS no ecossistema de ferramentas institucionais, eu crio outros problemas que poderiam ser evitados.
Existe uma plataforma no mercado brasileiro pensada para este cenário, chamada Orchestra4edu. Ela foi criada especificamente para viabilizar que instituições como estas, possam usar o G Suite for Education de forma gerenciável, tendo o Google Classroom como instrumento central de gestão de sala de aula virtual, sem necessidade de LMSs terceiros. Com o Orchestra4edu é o melhor dos mundos: eu reduzo custos, pois uso a infraestrutura do G Suite que é gratuita; não preciso contratar um LMS à parte; deixo o meu professor e meu aluno usarem, institucionalmente e de forma gerenciada, as ferramentas do Google que eles tanto gostam; e tenho acesso a ferramentas de gestão que me permitem ter visibilidade e atuar tanto no básico do dia a dia para saber níveis de utilização da plataforma, quanto também atuar no mais avançado com informações para atuar na gestão de currículo e gestão da aprendizagem atrav;es de Learning Analytics.
O Orchestra4edu é composto por módulos que se integram ao seu sistema de gestão acadêmica (onde você mantém sua base de matrículas, informações de enturmamento, oferta de disciplinas, histórico escolar, etc), se integram ao controle de aproveitamento dos alunos e também permitem a estruturação das trilhas de aprendizagem que formam os diversos cursos e disciplinas. No módulo de trilhas de aprendizagem é possível inclusive a integração com plataformas terceiras de provedores de conteúdo para “trazer” este conteúdo para dentro do Google Classroom, ou até mesmo para levar o Google Meet para dentro da plataforma como solução integrada para videoaulas.
O módulo de relatórios avançados do Orchestra4edu merece destaque por ser bastante flexível na visualização e disponibilização de dados. Primeiro por que ele permite construir visualizações customizadas para atender necessidades específicas de projetos específicos e sabemos que isto é o cenário mais comum. Instituições diferentes sempre tem necessidades de dados diferentes. Depois porque ele tem relatórios realmente avançados quando estamos falando de gestão de currículo e gestão da aprendizagem.
Apesar de ainda ser novo no mercado, o Orchestra4edu já passou por todas as validações que poderíamos imaginar. Já foi usado para credenciamento de cursos 100% EAD, já recebeu nota 5 do MEC em recredenciamento institucional, já foi usado para credenciamento institucional em instituições 100% EAD e 100% presenciais, já é usado em instituições de educação básica e superior e pós-graduação, instituições pequenas e de maior porte, tem implantações em instituições que usam todos os seus módulos ou que usam apenas módulos específicos. Neste histórico, vale destacar o uso do Orchestra4edu como parte da solução que viabilizou a Universidade São Judas em São Paulo conquistar o reconhecimento como Universidade de Referência Google for Education no início de 2020. Além de muitos outros projetos onde o Orchestra4edu está em uso para prover integração de sistemas e métricas para cerca de 2 milhões de estudantes com contas Google educacionais e realizar a enturmação automática em centenas de milhares de turmas no Google Classroom.
Augusto Portugal
Diretor Técnico na Foreducation EdTech, Mestre pela UNICAMP e especialista em adoção e implantação de tecnologias Google for Education. Trabalha com o G Suite desde 2008.