Uma viagem no tempo: a história e evolução dos Chromebooks

Uma viagem no tempo: a história e evolução dos Chromebooks

Por André Bispo, da equipe de Pré-venda Técnica

Tempo estimado de leitura: 5 min e 5 seg

Desde a sua estreia no mercado, em 2011, os Chromebooks têm percorrido um longo caminho em termos de design, desempenho e popularidade. Esses laptops baseados no sistema operacional ChromeOS, desenvolvidos pelo Google, conquistaram seu espaço no cenário tecnológico, oferecendo uma alternativa aos sistemas operacionais tradicionais, focando sua computação em nuvem. Neste artigo, vamos acompanhar a trajetória do Chromebook e suas principais evoluções e fatos marcantes, que o tornaram, hoje, a melhor opção para o setor educacional.

2011 – O começo: o primeiro Chromebook

Os primeiros Chromebooks a serem lançados foram o Samsung Series 5 e o Acer Chromebook, em 2011. Eles foram projetados para serem dispositivos de baixo custo e alto desempenho, com ênfase na computação em nuvem.

2013 a 2015: A ascensão da popularidade

Com o tempo, os Chromebooks ganharam atenção no ambiente educacional devido à sua simplicidade de uso, facilidade de gerenciamento e preço acessível. Empresas também começaram a adotar Chromebooks como soluções de baixo custo para funcionários que precisavam apenas de acesso à web e a aplicativos de produtividade. Completou-se, assim, um ciclo positivo, que permite que o estudante vá mais bem preparado para o mercado de trabalho, usando, na vida profissional, uma tecnologia conhecida desde os tempos de escola.

2016 a 2020: Expansão de recursos

Nesta fase, o suporte para aplicativos Android foi introduzido, permitindo que os usuários passassem a executar aplicativos populares da Play Store em seus dispositivos, como o Google Classroom. Além disso, os Chromebooks começaram a oferecer opções premium de hardware, incluindo telas sensíveis ao toque, canetas stylus e processadores mais potentes.

2020+: O presente e além

Os Chromebooks continuam evoluindo. Atualmente, as instituições de ensino têm uma ampla variedade de opções à disposição, podendo optar por Chromebooks básicos ou dispositivos mais robustos, com 8GB de RAM e 64GB de armazenamento, possibilitando uma inicialização em até 10 segundos e uma durabilidade de bateria de até 9h em uso constante. Além disso, já é possível que o login no dispositivo seja feito por QR code, para abranger, também, os Anos Iniciais. E, para garantir a segurança constante contra novas ameaças, os Chromebooks são regularmente e automaticamente atualizados em segundo plano.

O mais importante: é o único sistema operacional, no mundo, com ZERO relatos de ransomware (sequestro de dados), em qualquer segmento, educacional ou corporativo!

Entre em contato conosco e adquira o melhor e mais seguro dispositivo para instituições de ensino!

prevendas@foreducationedtech.com.br 

11 97545-3159

Fechar