Tempo estimado de leitura: 4min 36sec
Um dos grandes ganhos na Educação nos últimos tempos têm sido as pesquisas voltadas para o uso de ferramentas com Inteligência Artificial (IA) para o apoio ao processo de aprendizado dos estudantes. O uso das técnicas de IA está voltado para o que os alunos aprendem e como aprendem, entrando, também, numa análise mais profunda, considerando suas emoções e sentimentos durante este processo. Num resumo geral, todas as informações coletadas durante a interação do estudante em um ambiente de aprendizagem são posteriormente analisadas, gerando informação útil. E para que tudo isso serve? Para um aprendizado personalizado, adaptativo e flexível. Assim, há uma adaptação do conteúdo conforme as necessidades dos estudantes e o acompanhamento do seu comportamento durante o estudo, aumentando seu engajamento e buscando atingir os objetivos ao final de cada etapa.
Cabe destacar que as ferramentas educacionais com técnicas de Inteligência Artificial também são grandes aliadas do professor durante a execução do seu papel. Seu propósito é agregar, tornando possível o acesso a diversos relatórios individuais de acompanhamento e progresso do estudante, facilitando a gestão, o aprimoramento de suas aulas e o acompanhamento individualizado. E, dentro desse cenário, ainda cabe destacar que a IA contribui de forma enriquecedora com as ferramentas de gestão para as instituições de ensino.
Mas como podemos usar a Inteligência Artificial associada às ferramentas educacionais? Trabalhando com a aplicação de algoritmos específicos, conforme o problema que estamos tentando resolver ou a necessidade que estamos tentando atender e, como complemento, associando o uso de assistentes virtuais inteligentes, também chamados de “Chatbots”.
Os Chatbots, além de incentivar a participação ativa dos estudantes, têm a finalidade de coletar informações úteis, envolvendo a interação e o processo de aprendizagem, tais como sentimentos durante a realização das atividades. Seu feedback acontece em tempo real e está relacionado à adaptação às diferentes necessidades do estudante, trazendo um conteúdo complementar. Consequentemente, há melhoria significativa na experiência envolvendo o ambiente de aprendizagem.
A Inteligência Artificial veio para transformar a Ciência e atrair profissionais das mais diversas áreas na busca de soluções que irão melhorar o dia a dia dos indivíduos. Assim, a Educação é uma das áreas que mais se beneficiará com o uso de suas ferramentas.
Andréa Aparecida Konzen – Especialista IA na Foreducation EdTech