<strong>Aluno Tutor Google for Education: um case de sucesso</strong>

Aluno Tutor Google for Education: um case de sucesso

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Por Josefa Farias, Coordenadora de Projetos na Foreducation EdTech

Tempo estimado de leitura: 4 min e 26 seg

Todos os nossos projetos têm intenção pedagógica, ou seja, cada uma das tecnologias é apresentada como um caminho para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. E com o Aluno Tutor Google não poderia ser diferente, seja na Educação Básica, seja no Ensino Superior, criando oportunidades para que os estudantes desenvolvam habilidades de comunicação, resolução de problemas, criatividade, trabalho em equipe e liderança.

O programa coloca os alunos na posição de protagonistas de seus próprios processos de aprendizado e fomenta a Cultura Digital nas suas instituições. A fluência digital, a segurança na web e a educação midiática são algumas vertentes do programa. Além do maior engajamento, fortalece a relação professor-aluno e possibilita que os estudantes tornem-se multiplicadores do conhecimento

Ao final do Aluno Tutor, os alunos são capazes de identificar problemas que podem ser resolvidos com os recursos do Google Workspace, além de conseguir ensinar os seus pares e os professores a usarem as ferramentas Google.

Este programa teve início em 2020, numa instituição de Ensino Superior parceira da FORE, no contexto das aulas remotas. Começou com uma sequência de quatro oficinas síncronas pelo Meet, em que os alunos puderam aprender os principais usos das ferramentas do Google Workspace, com a mediação no Google Classroom e com exercícios práticos. Ao final, 86 alunos foram certificados Aluno Tutor Google. 

A experiência deu tão certo que foi transformada em um Projeto de Extensão, com carga horária de 80h. De lá para cá, aconteceram seis edições, com 350 alunos certificados. A parceria com a FORE foi fundamental para a capacitação e apoio na realização e divulgação do programa, inclusive com a criação de um site. 

O que temos daqui pra frente? Novas possibilidades de desenvolvimento de competências e habilidades de Cidadania Digital, em conjunto com as competências e habilidades já mapeadas no Aluno Tutor. E todas essas atividades serão de grande valia para os projetos de extensão nas instituições de Ensino Superior, principalmente no que se refere ao percurso formativo dos estudantes e ao fortalecimento das relações entre a formação acadêmica e as demandas da sociedade. 

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