Programa Aluno Tutor: quais os principais benefícios?

Programa Aluno Tutor: quais os principais benefícios?

  • Post Category:Blog

Por Luciana Santos, Coordenadora de Projetos na Foreducation EdTech

Tempo estimado de leitura: 5min e 31seg

O Programa Aluno Tutor, desenvolvido pela Foreducation EdTech, tem o firme propósito de aprimorar a fluência digital dos estudantes desde o Ensino Fundamental até o Ensino Superior. É uma proposta inovadora, que se baseia em princípios de colaboração, comunicação, criatividade e pensamento crítico, contribuindo, de maneira significativa, para o desenvolvimento integral dos participantes.

Principais objetivos 

O programa é centrado na aplicação prática e na resolução de problemas reais com tecnologias de ponta, trabalhando com aplicações práticas para o desenvolvimento das habilidades digitais dos estudantes.

A intenção é que os futuros profissionais impactem positivamente seus projetos de vida e carreira, exercitando, com o uso de tecnologias, habilidades essenciais como colaboração, comunicação, criatividade e pensamento crítico.

A estrutura do programa inclui atividades interativas, participativas e colaborativas, com ênfase na utilização do ecossistema Google Workspace for Education.

Estrutura e Atividades

A oferta do programa é semestral, de acordo com o calendário acadêmico das instituições de ensino. Entre as atividades propostas, destacam-se:

  • Participar de oficinas de formação específica sobre as ferramentas Google for Education;
  • Prestar atendimento, seja individual ou coletivo, a estudantes e professores, auxiliando-os em suas dúvidas e demandas;
  • Produzir materiais de apoio e orientação, visando ao esclarecimento eficiente e eficaz de questões recorrentes;
  • Participar de plantões de dúvidas agendados, oferecendo suporte valioso à comunidade acadêmica;
  • Elaborar relatórios semestrais detalhados das atividades realizadas, promovendo a transparência e a sistematização do aprendizado e do serviço prestado.

Benefícios aos participantes

Além do enriquecimento pessoal e profissional, os participantes do Programa Aluno Tutor são recompensados com a validação de 40 horas de atividades complementares ou de extensão. O envio de um relatório comprobatório assegura esse benefício adicional. Um certificado de participação no Programa Aluno Tutor, emitido pelo próprio Google, coroa a jornada dos alunos, conferindo reconhecimento e destaque a seus esforços.


Impacto na comunidade

O impacto na comunidade é notável. O Programa Aluno Tutor fomenta a criação de redes de colaboração e troca de conhecimento, enriquecendo o ambiente acadêmico e social. A contribuição dos alunos vai além do ambiente acadêmico, reverberando positivamente em toda a comunidade.

A ênfase também recai sobre o uso saudável, ético e seguro dos recursos digitais, garantindo que os alunos não apenas manejem as ferramentas tecnológicas, mas, também, as utilizem de forma consciente e responsável.

Em resumo, o Programa Aluno Tutor consolida-se como um projeto de criatividade, com atividades práticas, configurando-se no âmbito da flexibilidade curricular. Ao integrar práticas inovadoras, tecnologia de ponta e uma visão educacional holística, o programa contribui decisivamente para a formação de profissionais qualificados, conscientes e preparados para os desafios do mundo digital contemporâneo.

Fechar